Os Quadrinhos, a Literatura, o Jornalismo, as Artes estão de luto hoje, 06/04/2024. Faleceu, aos 91 anos, o multiartista Ziraldo. Seu nome, aliás, é uma dupla homenagem a sua mãe (Zizinha) e a seu pai (Geraldo).
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24/10/1932 em Caratinga, Minas Gerais. Foi o criador de personagens famosos, como “O Menino Maluquinho” e “A Turma do Pererê”.
Chargista, Caricaturista e Jornalista, foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim”, em 1960, importante veículo de combate à Ditadura Militar no Brasil. Em 1999, ao lado de outras feras, lançou a revista mensal “Bundas”. Na época, Ziraldo desfiava os “slogans” da revista: “Quem mostrou a bunda em “Caras” não mostrará a cara em “Bundas'”. Ou: “‘Bundas’: não vá para o banheiro sem ela”. E o principal: “Uma revista que é a cara do Brasil”.
Segundo informes da família, Ziraldo, que desde 2018 vivia longe de aparições públicas após sofrer um AVC, morreu dormindo, por volta das 15h de hoje, em casa, na cidade do Rio de Janeiro. Inclusive, uma mostra, a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” na capital fluminense (CCBB RJ) homenageia o artista de forma imersiva.
Os membros do Emcomum desejam conforto aos familiares, amigos e aos fãs desse gigante.
Texto e imagem de Alex Soares, fotógrafo e responsável pelo Canal Tudibão!